COVEN

SEJAM BEM VINDOS, SIND WILLKOMMEN, SONO I BENVENUTI, ARE WELCOME, ER VELKOMMEN

terça-feira, 23 de abril de 2013

DEUSA MAYAHUEL



DEUSA MAYAHUEL
 24 de abril celebração a Deusa Mayahuel


  24 de abril celebração a Deusa Mayahuel

Fonte imagem: http://api.ning.com/files/GDVu6mbJRodq0DL0qStl*I-cvcDZumfDchXEn5ujAGNQdYajKX3Ksa6hLRhw1hdMm2x0nmY0U4Zp8Yz2-78xgXLNHrkDkUdF/Mayahuel_81fd9.JPG

Deusa pré-asteca regente da terra e do céu noturno associada à lua, à fertilidade, aos sonhos e ao estado de transe era representada  por uma jovem com o corpo pintado de azul que mostrava-se por uma penca de agave ou com quatrocentos seios dando alimento a seus filhos (estrelas e a terra). Detentora do poder visionário pelos sonhos e pelas alucinações.

Segundo as lendas Mayahuel se transformou em um cacto.

Conta a lenda que Mayahuel foi uma jovem e bela Deusa Azteca, que  abandonou sua casa para unir-se com o grande Deus Quetzalcóatl. Estes se converteram em duas ramas de um árvore de folhagem espessa para não ser encontrados por seu terrível avô, a qual os mandou matar. Quetzacóatl viveu e Mayahuel morreu comida pelas estrelas. Depois de enterrar seu corpo. A primeira planta de agave nasceu, mas foi queimada por um raio de uma tormenta invocada pelos Deuses irados com ela. Quando finalizou a tormenta e o incêndio, as folhas pontudas e os caules foram eliminados, deixando sozinho o coração do abacaxi na planta brotando o sangue de Mayahuel, um néctar doce com sabor de mel e aroma sedutor. Desde esse tempo, o néctar se converteu numa bebida ritual e oferenda cerimonial para os Deuses.


JORNADA AO REINO DE MAYAHUEL
 
Para fazer sua jornada ao mundo dos sonhos o Reino de Mayahuel e adquirir “A VISÃO SAGRADA”; prepare um chã de Artemísia é medite ao  som de uma música agradável ou ao som ancestral de um tambor caso tenha um.
Mentalmente viaje até o reino de Mayaruel, saúde-a e fale:

Mayahuel senhora do mundo dos sonhos eu te peço o poder da visão sagrada e assim encontrar os meios para tornar meus sonhos em realidade e que os sonhos sagrados ajudem-me a compreender melhor meus dias.

Que assim seja que assim se faça

                http://pt.wikipedia.org/wiki/Mayahuel
                O Anuário da Grande Mãe – Mirella Faur

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SAMHAIN



SAMHAIN
  
Fonte imagem: http://cheirodematoverde.blogspot.com.br/2012/10/o-significado-de-samhain.html
Samhain significa o final de um ciclo e o início de outro, é a passagem do Ano Novo. É  o terceiro e último sabá da colheita, chega ao fim a celebração dos cereais e das frutas agora é hora de se preparar para o inverno, os animais que  não podem mais se reproduzir serão mortos e conservados para servirem de alimento no inverno.

A noite de Samhain  é própria  à reflexão sobre acontecimentos já vividos, buscando inspirações para ultrapassar suas limitações e vencendo seus medos deixando para traz tudo que não lhe é bom,  é uma noite de lembranças, os véus que separam o mundo dos vivos do mundo dos espíritos está tênue tornando mais fácil a comunicação com nossos ancestrais.

A terra é congelada pela Deusa anciã, Caillech, que batendo com seu cajado na terra traz os dias frios do inverno em lamento pela morte do Deus, e Caillech se recolhe na espera do renascimento do Deus.


Para este sabá usamos velas pretas para a transformação: a cor preta da vela representa o fim de um ciclo (o fim do ano) e as laranjas para a procissão dentro do circulo dê algumas voltas para representar a procissão.

Velas  laranjas podem ser usadas na  iluminação, nas tradicionais  lanternas feitas de abóbora.

Os incensos são: sálvia, carvalho, mirra, copal, cedro e sândalo.

As  pedras são ônix, cristal esfumaçado, jaspe sanguíneo e obsidiana.

Para enfeitar o nosso altar podemos usar: flores de calêndula, cipreste, samambaia, galhos ou as frutas consagradas: avelã para atrair sabedoria mágica e maçãs e romãs representando a morte e o renascimento.

No ritual no momento de convidar a Deusa pode chamar por: Kali, Holde, Hécate, as Erínias,  Inanna, Ísis, as Moiras, Néftis, Ereshkigal, Morrigan, Hel, Macha,  Scatach, Baba Yaga, as Nornes, Skadi, Cailleach, Cerridwen, Perséfone, Tonantzin e Oyá. Todas estão associadas a Samhain.

É uma época propícia para adivinhação  para buscar orientação espiritual, usam-se várias formas de adivinhação tais como: bola de cristal, Runas, Tarot, espelho negro etc.

Pesquisa: 
                Wicca a Feitiçaria Moderna de Gerina Dunwich
               Wicca, a Bruxaria Saindo das Sombras de MillenniuM
               O Anuário da Grande Mãe de Mirella Faur 
               Arquivos Coven Lua  de Prata

domingo, 21 de abril de 2013

DICA DA SEMANA



DICA DA SEMANA

Fonte imagem: http://portalvegetal.com/wp-content/uploads/2013/01/gengibre.jpg
 
        Antes de qualquer ritual tome um chá de gengibre ou mastigue um pedacinho dele, isto faz que aumente sua carga de poder.

CHÁ PARA UMA PESSOA

         Para fazer o chá você vai precisar de um pedaço de gengibre pequeno e cerca de 200ml de água. Deixe a água ferver coloque o gengibre e vá espetando com um garfo e desligue o fogo.    


Pesquisa: Arquivos Coven Lua de Prata.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

LUA ROSA DOS PEDIDOS



LUA ROSA DOS PEDIDOS


       Fonte imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixbhqSwzuqEcZWsXDANBCRyZL8YrdvW36itxb2queVW-gzcplk9DCpkr0MBQ0-uHvDizTAxOynQ4Hez8YccYo5EWBzGxYs0rr08LphPDv67ZF6DuuvQz7gG3lYqm-83lgE6mUfSklMO4zf/s1600/Lua+rosa.jpg

                        Para aqueles que fizeram os pedidos na Lua Rosa, estamos lembrando que a próxima será quinta-feira( 25/04). Para aqueles que não tiveram a oportunidade de aproveitar a Lua Rosa que ocorreu em Lugnasadh veja nosso post.  

veja o post: LUA ROSA DOSPEDIDOS

quinta-feira, 11 de abril de 2013

DEUSA CERES



CEREÁLIA



Fonte imagem:http://gerardoonline.files.wordpress.com/2010/09/ceres.gif

Ceres, na mitologia romana, equivalente à Deusa grega, Deméter, filha de Saturno e Cibele , amante e irmã de Júpiter, irmã de Juno , Vesta, Netuno e Plutão, e mãe de Proserpina com Júpiter.

É a Deusa do cereal, é uma Deusa matriarcal, a imagem do poder das entranhas da terra. Diz-se que ela ensinou aos homens as artes de arar, plantar e colher, e às mulheres, como moer o trigo e fazer o pão.

            Segundo a mitologia, o início da vida de Ceres foi bastante traumático. Assim que nasceu, teve o mesmo destino dos seus irmãos Juno, Vesta, Plutão e Netuno e foi engolida pelo seu pai, Saturno. A beberagem oferecida por Júpiter a Saturno, único filho que não havia sido engolido, fez com que Saturno "vomitasse" todos irmãos. Ceres, por ter sido a segunda filha, foi a penúltima a ser devolvida.

          Mas foi um episódio envolvendo sua filha que marcou mais significativamente a personalidade desta Deusa. Ceres morava feliz com sua única filha, Prosérpina, na mais completa harmonia. Entretanto, certo dia, ao colher flores, a garota foi atraída por um lindo narciso. Ao estender a mão para pegá-lo, o solo fendeu-se diante dela surgindo Plutão, o Deus das trevas e irmão de sua mãe, que havia se apaixonado perdidamente pela jovem. Plutão então puxou-a para seu carro de ouro e levou-a para o seu reino - os infernos. Prosérpina gritou pedindo ajuda ao seu pai Júpiter, mas não recebeu nenhum auxílio.

            Sob a influência de Plutão, Prosérpina aceitou comer um "bago de romã" , a fruta das trevas, que tinha o poder de aprisionar nos infernos para sempre quem a comesse. Desesperada, Ceres, procurou sua filha por nove dias e nove noites sem parar para comer, dormir ou beber água. Também pediu ajuda a Júpiter, seu irmão e pai de sua filha, mas não foi atendida.

               Enfurecida e incapaz de aceitar a perda da filha, Ceres ordenou que a terra secasse, recusando-se a devolver-lhe a abundância. Nada a faria mudar e o mundo estava condenado a perecer por falta de alimento. Graças a intervenção do deus da comunicação e mensageiro dos deuses, Mercúrio, Ceres aceitou o acordo: Prosérpina viveria com sua mãe durante nove meses do ano e deveria retornar para o marido nos três outros meses.

Patrona da Sicília, Ceres pediu a Júpiter para que a Sicília fosse colocada nos céus; como resultado, e porque a ilha tem forma triangular, criou a constelação Triangulum, um dos antigos nomes era Sicilia.

A Deusa era personificada e celebrada por mulheres em rituais secretos no festival de Ambarvalia, em Maio. Existia um templo dedicado a Ceres no monte Aventino em Roma. O seu primeiro festival era a Cereália ou Ludi Ceriales ("jogos de Ceres"), instituídos no século III a.C. e celebrados anualmente de 12 de abril a 19 de abril. Sabe-se muito pouco sobre os rituais de veneração a Ceres; um dos poucos costumes que foram registados era uma prática de apertar ligas nas caudas das raposas e que eram largadas no Circo Máximo

Ceres era retratada na arte com um cetro, um cesto de flores e frutos e tinha uma coroa feita de espigas de trigo.

A palavra cereal deriva de Ceres, comemorando a associação da Deusa com os grãos comestíveis. O nome Ceres provém de "ker", de raiz Indo-Europeia e que significa "crescer", também é a raiz das palavras "criar" e "incrementar". O asteróide Ceres levou o nome desta Deusa, o mesmo aconteceu com o elemento químico Cerium.

Ceres também é relacionada à cerveja, que em latim é grafada Cervisiae, batizada pelos romanos em homenagem à Deusa. Empresta seu nome também ao famoso lêvedo de cerveja cujo nome científico é Saccharomyces cerevisiae.

A Deméter grega, sincretismo de Ceres, é citada na mitologia como a Deusa dos belos cabelos claros, associando-se seus cabelos aos campos de trigo maduro. Também é representada por imagens fortes de mulher madura, decidida, imponente e cheia de autoridade. Traz uma coroa de grãos na cabeça e uma cornucópia de onde derrama flores e frutos. Em algumas representações empunha uma espada de ouro ou uma tocha de fogo, usadas para defender sua casa. É considerada uma deusa de caráter dócil e gentil, cheia de compreensão e simpatia pelos humanos, é uma das deusas mais interessadas no bem estar da humanidade. Seu maior presente para os homens foi o pão e as bebidas a base de cereais. A obediência às regras agrícolas fez dela uma deusa reguladora da sociedade, responsável pela manutenção do equilíbrio. Ceres tem os mesmos atributos, mas é representada com a silhueta mais generosa de uma típica matrona(matriarca de uma família, mãe mandona) .

Uma diferença substancial entre Ceres e Deméter é que Ceres formou um grupo de trabalhadores do campo muito fiéis a ela, isto acabou ligando-a fortemente as classes inferiores da sociedade romana que freqüentavam seus templos.

Seus animais sagrados eram o leitão, símbolo da fertilidade, o cavalo, por seu papel importante na agricultura e a cobra, por viver junto a terra e conhecer suas profundezas e segredos. Também lhe eram sagradas as pombas, por sua capacidade reprodutiva e o mullus ou triglia, peixe que come um molusco venenoso para o homem.

Para honrar esta Deusa coloque em seu altar um prato com grãos e frutas, acenda um incenso de canela ou cravo e uma vela verde e ofereça a Deusa pedindo para que nunca falte alimento em sua casa. No dia 19 que é o último dia da Cereália pegue a oferenda e coloque aos pés de uma árvore(de preferência frutífera).   

Pesquisa:
Almaque Wicca 2013
O Anuário da Grande Mãe. Mirella Faur

terça-feira, 9 de abril de 2013

DEUSA BAU



DEUSA BAU

Fonte imagem: http://www.fraternidaderosacruz.org/clip_image050.jpg

No dia10 de abril comemora-se o dia da Deusa Bau(Ba= dar, oferecer, repartir ; U= capim, pasto que implica em generosidade de alimentos para o homem), na Babilônia era a Deusa do céu, da terra e do mundo subterrâneo, mãe de Ea, o Deus das águas.

Nos tempos muito antigos, Bau era a Mãe Primordial na Babilônia e na Fenícia, criadora de todos os seres vivos. Mais tarde, foi fragmentada em outras Deusas, das quais apenas a Deusa Gula continuou sendo cultuada como Deusa Mãe, detentora do poder de sustentar a vida, provocar ou curar doenças. A fornecedora de alimentos e da boa colheita.

Pesquisa: O Anuário da Grande Mãe
                  http://pt.wikipedia.org/wiki/Bau_%28mitologia%29

domingo, 7 de abril de 2013

DIA NACIONAL DO CIGANO



DIA NACIONAL DO CIGANO

 
Fonte imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJFv1Lv1vB6Z1ay0CNErUpWPQLPgxs4_SCOgKDzCK0zHc3-tckj9oQRToyg_yAz4bIYyztCSlJ9dEhNRbiA1tmHLzfxWd0_LdLbkc8cMQNqyGNNlOIiUh_bsQKXt5ZWrB-GcGVwwiWGFs/s600/tharan.jpg

O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Foi comemorado pela primeira vez em 24 de maio de 2007, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, todos originados de um povo nômade oriundo do norte da Índia.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
Em Portugal, o Dia Nacional do Cigano é comemorado em 24 de junho, festa de S. João Baptista, dia tradicionalmente festejado pelos ciganos desse país.
Em 8 de abril é comemorado o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), que são a maior minoria étnica na Europa, perfazendo 8 milhões de pessoas. O Dia Internacional dos Ciganos foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner



http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Nacional_do_Cigano

segunda-feira, 1 de abril de 2013

DEUSA CIBELE



FESTIVAL DE CIBELE, A GRANDE MÃE

 
 Fonte de Cibele, na Plaza de Cibeles, Madrid, esculpida por Gutiérrez Arribas (deusa e carruagem), Robert Michel (leões) e Miguel Ximénez (adornos) (1780-1792)

Fonte imagem:http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20090715230851/fantasia/pt/images/4/4c/Cibeles.jpg 

Cibele ou Cíbele era uma deusa originária da Frígia. Designada como "Mãe dos Deuses" ou Deusa mãe, simbolizava a fertilidade da natureza, também conhecida como Deusa dos mortos, da agricultura, da Caçada Mística .

 O seu culto iniciou-se na região da Ásia Menor e espalhou-se por diversos territórios da Grécia Antiga. Sob o antigo título grego, Potnia Theron, também foi associada à Deusa-Mãe minóica, cujo culto remonta ao período neolítico da "Senhora dos animais". Cibele tornou-se uma divindade do ciclo de vida-morte-renascimento ligada à ressurreição do filho e amante Átis.

Essa divindade oriental foi introduzida em Roma na época das guerras púnicas(As Guerras Púnicas consistiram numa série de três conflitos que opuseram a República Romana e a República de Cartago ), por volta de 204 a.C.

Sua adoção em Roma, e no Lácio(região da Itália central), é feita após a latinização de seu nome, tornando-se Magna Mater, a "Grande Mãe" do Monte Ida, situado próximo a Troia, o que remonta a lenda de Eneias, retratada por Virgílio na Eneida. Na ocasião, os romanos mandaram vir de Pessinunte, terra do rei Midas e onde se encontrava o templo principal dedicado à Deusa, uma pedra negra que a simbolizava.

Seus sacerdotes, os galli, são importados e a renovação desse sacerdócio é feita do mesmo modo, pois a castração, ritual presente na iniciação dessas pessoas, não era algo admissível a um romano. É construído no monte Palatino um templo à Deusa e seus rituais entram no calendário religioso oficial da cidade de Roma. Era acompanhada por um guia e amante, Átis, cujo culto, suspeito aos olhos dos romanos, só foi liberado realmente pelo imperador Cláudio.

Era representada como uma mulher madura, com grandes seios, coroada com espigas de trigo, vestida com flores e folhas e carregando várias chaves, também era representada com uma coroa de muralhas, que simboliza o seu poder militar como protetora e, ao mesmo tempo, arrasadora de cidades, com leões por perto ou num carro puxado por esses animais e uma cornucópia, o corno (chifre) da abundância, referente a fertilidade e riqueza.
Cibele possuía seus próprios Mistérios sagrados, do mesmo modo que as deusas Perséfone e Deméter. Suas cerimônias eram celebradas à noite, pois ela era a Rainha da Noite. Era também conhecida por possuir uma profunda sabedoria a qual compartilhava apenas com seus seguidores legítimos.


O templo de Cibele, em Roma, foi transformado pela Igreja Católica na atual Basílica de São Pedro, no século IV, quando uma seita de cristãos montanheses, que ainda veneravam Cibele e admitiam mulheres como sacerdotes, foi declarada herética, sendo abolida e seus seguidores queimados vivos.


No início do mês de abril comemora-se as Megalésias festas romanas em honra de Cibele, a Mãe dos Deuses.





               http://sagrado-feminino.blogspot.com.br/2009/05/cibelea-magna-mater.html
               Almanaque Wicca 2013