COVEN

SEJAM BEM VINDOS, SIND WILLKOMMEN, SONO I BENVENUTI, ARE WELCOME, ER VELKOMMEN

FESTIVAL A DEMÉTER NA GRÉCIA



FESTIVAL A DEMÉTER NA GRÉCIA
Fonte imagem: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/wp-content/uploads/2011/07/demeter-deusa-grega-198x300.jpg

Nesta sexta-feira (28 de setembro), na Grécia realiza-se  um festival a Deméter.
Deméter ou Demetra é uma Deusa grega, filha de Cronos e Réia, Deusa da terra cultivada, das colheitas e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização. Na qualidade de Deusa da agricultura, fez várias e longas viagens com Dionísio ensinando os homens a cuidarem da terra e das plantações. Foi ela que também instituiu a ordem social.

Em Roma, onde se chamava Ceres, seu festival era chamado Cerélia e celebrado na primavera.

Com Zeus, seu irmão, ela teve uma filha, Perséfone ("a de braços brancos"). Ela é uma das Deusas que tiveram filhos com mortais, e teve com o herói cretense Iásio o Deus Pluto.

Num belo dia de primavera, Perséfone, foi capturada por Hades, deus do Inferno. Em meio à dor e ao trauma emocional, Deméter retirou sua energia vital da Terra, e veio o inverno. Durante o tempo em que Deméter ficou fora do Olimpo a terra tornou-se estéril, o gado morreu e os grãos não germinaram. Sem comida a população sofria de fome e doenças.

Zeus persuadiu Hades a devolver Perséfone a Deméter. Ele concordou, porém antes, fez-la comer um bago de romã e assim a prendeu para sempre aos infernos, pois quem comesse qualquer alimento nessa região ficava obrigado a retornar. Assim, foi-lhe permitido voltar para Deméter durante seis meses do ano. Os outros seis ela passava com Hades no Inferno. Quando é chamada Proserpina. O primeiro período corresponde à primavera, em que os grãos brotam, saindo da terra assim como Proserpina. Neste período Perséfone é chamada Core, a moça. O segundo é o da semeadura de outono, quando os grãos são enterrados, da mesma forma que Perséfone volta a ser Proserpina no reino do seu marido.

Para os gregos, Deméter era a criadora do tempo e a responsável por sua medição em todas as formas. Seus sacerdotes eram conhecidos como Filhos da Lua.

 Deméter pode ser representada:

  •  sentada, com tochas ou uma serpente. Seus atributos são a espiga e o narciso, seu pássaro é a grou.
  • tendo em uma das mãos uma foice e na outra um punhado de espigas e papoulas, trazendo na cabeça, uma coroa com esses mesmos elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário