COVEN

SEJAM BEM VINDOS, SIND WILLKOMMEN, SONO I BENVENUTI, ARE WELCOME, ER VELKOMMEN

FESTIVAL EM HONRA AO DEUS THOTH



FESTIVAL EM HONRA AO DEUS THOTH


Fonte imagem:  http://www.livrespensadores.com.br/sites/default/files/egyptian_relief_thoth_large_02.jpg


Thoth é uma divindade lunar  que tem a seu cargo a sabedoria, a escrita, a aprendizagem, a magia, a medição do tempo, entre outros atributos. Inventou os hieróglifos, a escrita figurativa do antigo Egito . Era o medidor do tempo e o contador das estrelas, secretário-arquivista de todo o conhecimento. Ele era tido como todo poderoso no conhecimento e no discurso divino. O escrivão dos Deuses e patrono de todos os escribas. É atribuído a ele: invenção da astronomia, geometria, desenho, medicina, música etc...

Thoth foi descrito geralmente na forma humana com a cabeça de uma ave(íbis) ou por um babuíno, usando uma coroa que consiste em uma lua crescente coberta por um disco lunar. Era um símbolo da sabedoria e da aprendizagem porque olha sempre para baixo e tem um bico na forma de uma pena. Seu santuário principal era Hermopolis na região do delta do Nilo. Thoth é tido por ter desempenhado várias funções no mundo dos Deuses, o guardião e escrivão oficial do Além, o Livro dos Mortos foi escrito por Ele. É consenso geral que Thoth inventou as artes mágicas e o Hermetismo, assim as cartas de Tarot são referidas frequentemente como o "Livro de Thoth". 

Thoth  compreendia todos os mistérios da mente humana, pelo que há no “Livro dos Mortos” do Egito ele representa o advogado da humanidade. Em muitas pinturas é representado Anúbis ao lado da balança na qual era pesada a alma do morto ante o tribunal do julgamento, onde ele aparece diante da balança na qual era pesado o coração do morto. De um lado, num dos pratos da balança, era posto uma pena simbolizando a verdade, e do outro lado o coração do morto. Cabia a Thoth examinar a mente e determinar a dignidade do morto. No grande tribunal está Thoth  de pé diante da balança do julgamento dos homens penetrando na mente para julgar os sentimentos e propósitos. O escriba que nas gravuras está representado na presença de Osíris diante do julgamento das almas. Egipcios antigos acreditavam que antes do morto entrar no Além, primeiramente o coração dele deveria ser pesado na presença de Osíris. No mínimo o coração do morto deveria ter o peso de uma pena. O escriba  Thoth anotava criteriosamente o resultado de cada julgamento, assinalando se aquele que estava sendo pesado havia ou não se conduzido bem, se tivera uma vida digna e honrada. Por isto os egípcios diziam que Thoth era o escriba confidencial do Deus Osíris, o secretário de todos os Deuses e fora Ele quem trouxera para a Terra, entre inúmeras outras coisas, a música, assim como a instituição de um calendário anual constante de 365 dias, semelhante ao que somente muito depois foi oficializado e é utilizado na atualidade.


Nesta quarta-feira(19/09) comemora-se no Egito um festival em honra a Thoth. Se você já joga o tarot, pode aproveitar para jogá-lo neste dia, basta acender uma vela branca ou roxa em honra a este Deus.

Se você ainda não joga o tarot pode fazer um pequeno ritual também para honrar o Deus Thoth. Por ser um mago completo costuma-se honrá-lo com os quatro elementos da magia.
Uma vela lilás (Fogo), um incenso de mirra (Ar), uma ametista (Terra) e Água.
Coloque a ametista dentro da água, acenda o incenso e a vela, depois peça ao Deus que lhe conceda o poder do conhecimento e da Magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário